terça-feira, 26 de julho de 2011

JELB - Missão e os desafios do trabalho


No Congressão da JELB, realizado em janeiro de 2011, foi lançada a proposta inovadora de que o Conselho Geral da JELB (CG-JELB) fosse formado por jovens de diversas regiões do Brasil e que a tecnologia da comunicação fosse a chave para a condução da gestão 2011-2013. Com o apoio dos jovens presentes em Foz do Iguaçú – PR, a JELB elegeu uma diretoria formada por jovens de todas as regiões do país. Por ser uma experiência nova, o CG reparte aqui um pouco dos desafios enfrentados e como Deus os está auxiliando a superá-los.

No carnaval deste ano, foi realizada a Reunião Anual de Planejamento do CG-JELB, nos dias do nosso congresso distrital em Tomé-Açu. Essa reunião Anual de Planejamento do CG-JELB ocorreu na congregação Redentor, de São Paulo/SP, com o acolhimento dos jovens e membros da congregação. A cidade para realização da reunião foi escolhida por facilitar o acesso de todos os membros do CG. Alí foram debatidos desafios que a JELB enfrenta, a finalidade para qual foi criada, além disso, foi definido o texto de Missão para orientar o trabalho dos líderes, pastores e jovens. Considerando-se que a Missão da JELB é: “Estimular o crescimento espiritual do jovem e equipá-lo para a atitude cristã.”

Para atender esta missão, o CG planejou desenvolver o trabalho da JELB por meio de projetos que contemplam as diversas áreas de ação da Igreja. Ao longo do ano, serão trabalhados junto com os jovens do país, para colocá-los em prática.

O desafio é manter a JELB constantemente conectada. Isto porque todo o trabalho da JELB só faz sentido quando os jovens permanecem conectados a Deus, sendo fortalecidos pela fé em Cristo Jesus. “Também relaciona ao que consideramos o grande desafio da nossa gestão: tornar as Uniões Juvenis (UJ’s) cada vez mais conectadas entre si, considerando os dons que Deus concedeu a cada uma delas, a fim de fazerem parte do corpo de Cristo”, afirmou o presidente do CG-JELB, Josué Sander.

Conheça e participe dos projetos da JELB

A JELB tem projetos quentinhos saindo do forno. Confira os dois projetos que já foram iniciados e aproveite para participar deles. Acompanhe o site da JELB e aguarde os proximos projetos.

Intercâmbio de Ideias:

Existe muita coisa boa acontecendo pela JELB. Reuniões mais animadas, jantares esquisistos, projetos sociais, trabalho com pais, crianças e idosos, grupos de louvor, dança e teatro. Porém, como a JELB é muito grande, as ideias que poderiam ajudar no trabalho de uma juventude, às vezes, estão com um grupo do outro lado do Brasil.

O Intercâmbio de ideias é um espaço para conectar quem precisa de uma ideia com quem já tem essa ideia, atividade ou material. Assim, quando a criatividade acabar ou se achar que não há mais opção do que fazer, pessoas com as quais talvez você nunca fosse ter contato estarão ali para te ajudar. E você, que fez algo que já deu certo, poderá fortalecer ou melhorar o trabalho de alguma outra União Juvenil do país.

Agora, é só mandar suas ideias de atividades, estudos ou brincadeiras que deram certo na sua UJ e acompanhar o que chega dos quatros cantos do Brasil. Intercâmbio de Ideias é a JELB ajudando a JELB.

Garagem JELB

Você gosta de cantar? Dançar? Você tem motivos para louvar a Deus? Repleto de motivos o jovem Davi “gravou” seu desejo de cantar no Salmo 30.12, quando disse: “Por ti, não ficarei calado, mas cantarei louvores a tí”.

A Gararem JELB é um espaço para todos escutarem as músicas produzidas por diversas partes do Brasil e também para publicar os vídeos e áudios de bandas (Solo, dupla, trio, coro, etc.). Pode ser um vídeo simples de um culto ou até mesmo de um ensaio.

Que tal gravar o seu canto junto com Davi e toda a JELB louvar a Deus? Já imaginou toda a JELB assistindo o seu louvor e cantando com você? Acesse o portal jelb (www.jelb.org.br) e envie seu material para publicação.

Conheça outros projetos “mais antigos” e que são apoiados pela JELB.

Fome 29

Acredita-se que é atraves da conscientifzação dos participantes que será possível semear as bases para um trabalho voluntário mais sólido. Sendo assim, apesar de possuir algumas propostas de ação assistencialistas, não consideramos este um projeto dessa natureza. Nosso objetivo é conscientizar e despertar o jovem para um contato com as pessoas em situação de vulnerabilidade social que vá além das 29 horas do programa.

A experiência, reflexão e ação são o primeiro passo para conscientizar e gerar a oportunidade do participante se interessar pelo seu próximo em todos os aspectos: material, psicológico e espiritual.

Por esse motivo dizemos que o grupo se unirá para sentir de perto o que é viver na linha da pobreza, refletir e mudar a vida de muitas pessoas.

O fome29 é um projeto de conscientização através de três princípios: Experiância, Reflexão e Ação.

Experiência:

Passar pelas 29 horas do programa na linha da pobreza* (U$ 1,20). [*dados do UNICEF]

Entenda a importância da experiência para a conscientização do grupo:

A experiência é uma tentativa de aproximar os jovens do problema.

Muita gente se sensibiliza mais depois de passar pelo problema:

• quantas pessoas só se engajam em campanhas contra a AIDS depois de ter contraído o HIV?

• quantos pais criam ONGs e passam a ser ativistas em causas contra a violência somente depois de perder um filho?

As 29 horas do projeto, em que o jovem estará experimentando algumas doses do que significa viver na linha da pobreza, não chegam nem perto da realidade de bilhões de outras pessoas no mundo. Mas ajudam a sensibilizar o participante, aproximando-o da situação em que vivem cerca de 27,4 milhões de menores de 18 anos no Brasil – que vêm de famílias em que cada membro sobrevive com menos de U$ 1,00 por dia (menos de meio salário mínimo por mês), o que equivale ao estado de Minas Gerais e o Rio Grande do Sul somados.

Reflexão:

Conhecer mais sobre o problema que mata cerca de 29.000 crianças por dia no mundo*.

Entenda a importância da reflexão para a conscientização do grupo:

É nos momentos reflexão que o grupo terá a oportunidade de entender o que Deus espera de nós em relação às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Através do contato com a Palavra o jovem será abastecido e motivado para amar o próximo e agir, saindo da zona de conforto


Ação:

Minimizar as dificuldades em relação à alimentação, ajudando de forma local, entidades em diversas cidades do Brasil.

Entenda a importância da ação para a conscientização do grupo:

Apesar de que podemos dizer que conscientizar parece mais ligado à experiência e à reflexão, o fome29 propõe dois tipos de ação:

· - arrecadação de alimentos;

· - pedágio em semáforo.

Tão importante quanto, ou ainda mais, é a oportunidade de escolher uma entidade próxima do grupo, que possa ser visitada pelos participantes. Aqui a ação se aproxima outra vez da conscientização.

O UNICEF declara que os “melhores programas sociais e políticas públicas para a infância e adolescência muitas vezes nascem de iniciativas locais.” (Disponível em: www.unicef.org/brazil/estrutura.htm. Acesso em: 21 Junho 2007)

Por esse motivo, o fome29 espera colaborar no primeiro passo de contato com uma entidade social local, também como princípio para sair da zona de conforto.


Texto retirado do Mensageiro Luterano – Junho 2011

Modificado por Pedro P. Klemann - Representante Distrital do Distrito Pará-Norte