quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Em busca da igreja perfeita


Você realmente faz idéia de como é Jesus, faz? Sabe por que está se sentindo assim tão vazio? Já passou pela sua cabeça em trocar de instituição a fim de resolver o seu problema? Você pensa realmente que trocar de igreja é a solução? Já imaginou se pudesse trocar de família? Qual seria a família perfeita para você? Resolve o problema você abandonar a família quando em tribulação ou problema? Não resolve. Também, não podemos “abandonar a igreja”, porque a igreja é algo que somos, e não um lugar qualquer a que comparecemos, como é possível abandoná-la, a não ser que abandonemos o próprio Cristo? (Jacobsen).

Quando deixamos uma instituição religiosa para ingressar em outra, é preciso uma avaliação criteriosa para saber se não estamos apenas aderindo a novas regras, ou encontrando um modelo atual que satisfaça nosso ego e exigências, no momento. Precisamos seguir a Jesus e não regras.

Quando começamos a participar de uma nova congregação, tudo é bom, é uma lua-de-mel. Por isso, pergunte a você mesmo, quem estou seguindo? Cristo ou uma instituição? Se você está tentando seguir uma instituição que se molde a sua realidade, saiba que esta relação está fadada ao fracasso. Nada pode substituir nosso relacionamento com Cristo.

Programas de igrejas não podem substituir a vida em Deus.

Quando seguimos e servimos uma instituição os resultados são desastrosos. Vamos ferir os outros e sair ferido. Vamos culpar outros e sentir culpado. Por isso, vale a pena investir em um relacionamento com Deus. Deus é maior que os nossos erros e os erros das pessoas. Ele nos perdoa, e nos permite a caminhar com Ele daqui por diante.

Por isso antes de buscar a igreja perfeita, ou trocar de religião:

- Ore

- A nova instituição me ajudará a caminhar verdadeira mente com Deus?

- Não estou abrindo mão de verdades bíblicas para agradar pessoas ou situação?

- Qual é o real motivo?

- Cuidado com as suas emoções. Não é porque você se aborreceu com alguém que deve mudar de igreja. Aborrecimentos acontecerão em qualquer Comunidade.

- Avalie doutrinariamente a igreja que faz parte e a igreja que pretende ir.

- O que você espera de uma igreja? Uma igreja que pregue Lei e Evangelho, tem uma liberdade cristã, ou uma igreja que lhe satisfaçam os desejos, com programas, regras, moralismo e, promessas para este mundo?

- Antes de qualquer decisão, converse com seu pastor abertamente sobre o seu desejo e peça conselhos. Talvez, não seja o caso de mudar de igreja!

- Ouça pessoas mais maduras.

- Quando passar a “lua-de-mel” e a instituição não servir mais para sua realidade (modelo ultrapassado), para onde você vai?

-Não seja precipitado. Lembre-se que a precipitação pode levá-lo a experimentar conseqüências desagradabilíssimas.

Dois conselhos:

1º. Permaneça na igreja que revela a graça salvadora em Cristo Jesus – salvação unicamente pela fé em Cristo. Não sacrifique sua consciência e seu relacionamento com Deus, não comprometa o que está em seu coração para agradar a ninguém. Fique firme na fé.

2º. Jamais esqueça o primeiro conselho.

Deus me enviou para ser seu amigo, seu pastor. Não estou aqui para julgá-lo, nem para fazer cobranças, mas para ajudá-lo a caminhar com Deus. Conte comigo. Estou orando por você.

Um forte abraço, do seu pastor,

Rev. Iromar Schreiber